A importância do relaxamento antes de contar uma história e do preparo do ambiente.
Explorar todos os sentidos, tanto no relaxamento, quanto na “contação” de história ajuda o aluno sentir e imaginar melhor, tendo mais tranqüilidade.
Antes ou no fim da história podemos oferecer um chá de aroma agradável, cidreira, hortelã, erva doce, servir um biscoito, tudo isso ajudará os alunos formarem em suas mentes uma relação agradável com a leitura, formando assim futuros leitores.
É fundamental preparo do ambiente e de todos estarem tranqüilos, a técnica de relaxamento deve ser variada, uma música clássica, ou instrumental, sentar-se confortável e que o campo visual de todos seja favorável pra ver a história, dependendo da técnica utilizada é melhor sentá-los no tapete em forma de semi círculo e você ficar a frente.
O tom de sua voz é importante também, nem tão baixo nem tão alto, a voz tem que entrar nos ouvidos como música, suave a mente recebera a história como agradável.
Uso muito com meus alunos um tapete, chamo de tapete mágico, nele antes da história voamos e depois ficamos bem quietinhos pra escutar bem.
Aguçar a curiosidade ajuda os alunos virem pra concentração.
Chegar com uma caixa fechada e perguntar o que vocês acham que tem dentro as crianças já entram no faz de conta, um baú um avental de história, qualquer que seja a técnica a ser utilizada, as crianças devem passar por um preparo e aguçar a curiosidade, a mente já vai trabalhando o imaginário antes de iniciar a histórias.
É fundamental contar uma história todos os dias, e variar a forma de contar, o material impresso deve ser os visualizado pelo aluno, que você está contando está escrito em um livro ou em uma folha, mas é sempre fundamental mostrar a escrita, mesmo que as crianças não saibam ler, mesmo que a história esteja decorada e você vai contar sem mostrar o livro é importante mostrar onde ela está escrita, contar lendo o livro e mostrando as figuras ou não, as crianças precisam perceber que das letras do livro surge a história que eles estão escutando sair da sua boca está ali nas letras do livro.
Colocar o horário da leitura na rotina de preferência no inicio da aula ou após o intervalo, para os alunos voltarem à calma.
Pesquisar histórias com antecedência e estudá-las, prepará-las é primordial assim como a afinidade do professor com a história que vai contar, você deve passar verdade, seu aluno sabe lê-lo e falta de segurança na leitura ou não gostar do que está lendo irá transparecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário