Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2011

A importância do relaxamento e do preparo do ambiente antes da leitura.

A importância do relaxamento antes de contar uma história e do preparo do ambiente.


Explorar todos os sentidos, tanto no relaxamento, quanto na “contação” de história ajuda o aluno sentir e imaginar melhor, tendo mais tranqüilidade.
Antes ou no fim da história podemos oferecer um chá de aroma agradável, cidreira, hortelã, erva doce, servir um biscoito, tudo isso ajudará os alunos formarem em suas mentes uma relação agradável com a leitura, formando assim futuros leitores.
É fundamental preparo do ambiente e de todos estarem tranqüilos, a técnica de relaxamento deve ser variada, uma música clássica, ou instrumental, sentar-se confortável e que o campo visual de todos seja favorável pra ver a história.
 Dependendo da técnica utilizada é melhor sentá-los no tapete em forma de semi círculo e você ficar a frente.
O tom de sua voz é importante também, nem tão baixo nem tão alto, a voz deve entrar nos ouvidos como música suave, a mente recebera a história como agradável.
Uso muito com meus alunos um tapete, chamo de tapete mágico (idéia de uma grande amiga Lucrécia), nele antes da história voamos e depois ficamos bem quietinhos pra escutar bem.
Aguçar a curiosidade ajuda os alunos virem pra concentração.
 Chegar com uma caixa fechada e perguntar o que vocês acham que tem dentro as crianças já entram no faz de conta, um baú um avental de história, qualquer que seja a técnica a ser utilizada, as crianças devem passar por um preparo e aguçar a curiosidade, a mente já vai trabalhando o imaginário antes de iniciar a histórias.
Que história será que vou contar hoje, é de amor, de terror, de luta....e assim vai...
É fundamental contar uma história todos os dias, e variar a forma de contar, o material impresso deve ser  visualizado pelo aluno,o que você está contando está escrito em um livro ou em uma folha, mas é sempre fundamental mostrar a escrita, mesmo que as crianças não saibam ler, mesmo que a história esteja decorada e você vai contar sem mostrar o livro é importante mostrar onde ela está escrita, contar lendo o livro e mostrando as figuras ou não, as crianças precisam perceber que das letras do livro surge a história que eles estão escutando sair da sua boca está ali nas letras do livro.
Colocar o horário da leitura na rotina de preferência no inicio da aula ou após o intervalo, para os alunos voltarem à calma.
Pesquisar histórias com antecedência e estudá-las, prepará-las é primordial assim como a afinidade do professor com a história que vai contar, você deve passar verdade, seu aluno sabe lê-lo e falta de segurança na leitura ou não gostar do que está lendo irá transparecer.
Espero estar colaborando e que vocês também postem as suas opiniões.
Em breve começará os modos diferentes de contar histórias.

3 comentários:

Mariana Alves disse...

Valeu pelas dicas! Conto histórias todos os dias para os meus alunos. Não tenho um tapete mágico (infelizmente) e nem lanchinho para eles (trabalho em uma escola pública de Fortaleza) mas tento tornar o momento especial e prazeroso! Um grande abraço! (Cantinho da Criança)

Marli disse...

É isso Mariana!!
O importante é contar uma historia todos os dias e fazer isso com praze, eles sentem as suas emoções.
bj

Marli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.